Tuesday, June 08, 2010

Com a devida autorização do autor, José Pinto, aqui vai o extrato de uma bela prosa escrita pelo mesmo ao Sá



Caro Sá,

Aqui vão os registos fotográficos do N/ recente encontro, 0 37º., emVila Real, nos dias 01 e 02 de Maio passados. As últimas fotos são da m/visita, acompanhado do Laurentino, ao Palácio de Mateus, algo para manter na memória e para recordar.Natural realce para os magníficos jardins, que uma das condessas deMateus, recriou à imagem dos jardins franceses do Palácio de Versailles,em França!
Operador de câmara: My favourite one, my boy, Pedro Miguel.
Podes enviá-las para o blog se assim entenderes!-( já lá estão )
Antes de terminar, aproveito para felicitar os bracarenses pelo desempenho fora de série, culminado com a conquista histórica do 2º.Lugar da 1ª. Liga de Futebol - 2009/2010!
Saudações para todos os componentes da Gloriosa e nunca esquecida C.CAÇ-3510 e para ti em particular que, nos últimos anos tens sido um(felizmente não único) entusiasta e determinado elemento, fundamental para manter o Espírito da N/ Cª. bem alto e para durar. Bem hajas!
Também há que registar, sem surpresas o "alto rendimento" do N/ "Grande"Capitão Cardoso, sempre em forma e bem disposto. Aqui deixo parte do S/discurso da noite de 01 de Maio, que certamente nos tocou a todos, para que fique registado nos "books" desta Cª. que, podendo não ter sido a melhor de todas, foi e continua a ser diferente. Assim, disse a certo trecho o N/ Capitão:
..." Tenho falado com muita gente, elementos de outras Cªs. que estiveram no Ultramar, em vários teatros da "Guerra Colonial" e, até agora, não encontrei nenhum caso similar ao da C.CAÇ-3510, isto é, nenhuma outra que tenha já concretizado tantos encontros, tão regulares e com tantas presenças (naturalmente com algumas ausências em alguns anos, que vão sendo sempre colmatadas por outras presenças), mas sempre com um número de participantes assinalável e que me apraz registar ...".
E mais eu acrescento:
Tudo isto tem mantido a chama bem acesa e, havendo já, desde há alguns anos, a presença de elementos açorianos nos Convívios do Continente,tendo já havido há poucos anos a visita duma delegação de pessoal do Continente aos Açores (de alguns dias), o entusiasmo e a tenacidade do Extraordinário Comité Organizador (Sá, Abrantes, Cardoso e Pedro Castro- a ordem de colocação é arbitrária) aponta já para um objectivo mais audacioso, em 2012 CANADÁ ! - à altura do lema da C.CAÇ-3510 - EspíritoForte, Coração Brando - que está impresso nos N/ crachás e passo a explicar: Será preciso um "Espírito (Muito) Forte" para ultrapassar todos os problemas e dificuldades (esperemos que a crise financeira já tenha sido vencida) mas que certamente o N/ "Coração Brando", que nos faz sentir a necessidade de rever e voltar a abraçar companheiros dos Açores, emigrados em terra distante (de que tenho particulares lembranças desde a m/ infância, quando lia os contos de aventuras da "Real Polícia Montada do Canadá" na S/ luta sem tréguas contra os malfeitores e o Mal em Geral, afinal uma missão que todos devemos ter em conta e Apoiar na generalidade, sempre e em qualquer lugar, para que o N/ Mundo "Global" possa ser melhor e os N/ filhos possam viver com mais Paz e Justiça e com Alimentação e Trabalho digno para Todos) nos ajudará a concretizar.

Espero ter Saúde e estar em forma para vos ajudar na concretização deste desejo que, estou certo, com a Unidade e Entusiasmo de todos, à volta deste Fantástico, Especial e Único Comité Organizador, terá de ser mais um sucesso para os anais da N/ Gloriosa Cª., que tanto tempo depois (já c/ quase todos "sexôgenários" - como diz o Cardoso - perto do fim do ano também entrarei neste clube), continua viva e actuante, por que parte do Desejo de Todos e principalmente porque brota do N/ Coração. Portanto, é"Aquela Força" irresistível!
Bom, Sá, sem querer, e ao correr da pena (neste caso do teclado do m/P.C.) acabei por fazer aquele discurso que me tinhas pedido para VilaReal, para o qual não houve tempo nem oportunidade. A inspiração saiu com naturalidade, nesta N/ bela Língua Portuguesa e até na Língua de Shakespeare (um pouco para os N/ colegas lá longe no Canadá e também nos States e também até um pouco para os S/ descendentes, que já se expressam nessa língua).
Não quero terminar, sem deixar escrito que, após a m/ retirada sabáticados últimos 3 anos, por motivos de força maior, voltei a encontrar o mesmo Espírito e Animação de Sempre (de Amigos que estiveram juntos em situações difíceis, isolados de tudo, em "Terras do Fim do Mundo", que apenas podiam confiar em si próprios e nos seus irmãos de armas para amenizar essas dificuldades e a Saudade dos N/ Familiares e do N/Portugal), de Amigos que se reencontram, que apreciam verdadeiramente esse reencontro, como uma Prenda Especial para o N/ Espírito e para a N/Alma, deixando para trás, durante este reencontro, todos os problemas e preocupações (tal como uma espécie de trégua que a Vida nos dá, naquelas cerca de 24 horas em que voltamos a estar juntos, recordando velhos tempos e já acompanhados das N/ Famílias e Amigos que igualmente devem sair enriquecidos destes momentos únicos!).
Como sempre, após ter estado presente nos Convívios da N/ Cª., parto com a convicção que a "Amizade" é a Maior Fortuna de Todas e, também parto com mais Força para ultrapassar os obstáculos de mais 1 Ano e com o Desejo de estar presente no encontro seguinte.
Termino afirmando que, para mim, sempre foi um privilégio ter tido a V/companhia e ter desfrutado da V/ amizade, nos 26 meses que estive emAngola, e até ao presente, não esquecendo o pessoal nativo que completava a N/ Cª., lembrando particularmente o Cambuela e também o Augusto, bem como o cabo Caiçara e o soldado nativo Garcia (que ao tentar marcar-me um golo, quando lhe saí aos pés, me chutou sem querer o joelho, provocando-me uma lesão no menisco e ligamentos cruzados - a que fui operado só em 1978 (4 anos depois do regresso de Angola) e que me deixou a medalha mais visível - ainda hoje, a cicatriz me informa quando o tempo vai mudar, principalmente se vem aí chuva e humidade!) e a todos os outros que esperamos bem estejam vivos e de boa saúde e também se reencontrem lembrando "Cangombe" e os seus companheiros e amigos brancos do Continente. Quem sabe se, um dia, não poderemos reencontrar alguns emAngola? Amén!
Um Grande Abraço Para Todos os Companheiros da Sempre Lembrada e ÚnicaC.CAÇ-3510. (Angola 10/02/1972 - 17/04/1974).